Colisão com o passado

Caricaturas feitas pelo cartunistas Bonfim

 “Vida é uma séria de colisões com o futuro”, dizia o José Ortega y Gasset, filósofo espanhol do Século XX. Eu, com todo atrevimento, ignorância que possuo e cultivo regando todo santo dia, ampliaria o dito do jornalista madrilenho, acrescentaria no final: “…e o passado”.

Ontem, domingo (02), saí da toca, fui encontrar uma pessoa que só tinha ouvido falar e a convite seu, via telefone, me danei com Maria para o Shopping Midway. Na Livraria Saraiva fomos tomar um café e conhecer ao vivo e a cores o cartunista Bonfim, natalense, morador de Paris (FR), que há trintas anos, em janeiro, vem banhar-se nas águas quentes da bela Praia de Ponta Negra.

Antes, havia me dito que estava com uma missão de extrema importância: fazer uma exposição de caricaturas na cidade de Baturité (CE), em homenagem ao seu grande amigo e cartunista o cearense Mendez, falecido, em 21 de outubro de 1996, para isto, estava convidando cartunista, chargista e caricaturista de todo país e estrangeiros – já com muitas confirmações -, eu seria um destes, de cara, aceitei.

Lá pelos idos de 1979 fazendo as charges do Jornal Gazeta do Oeste, deparei-me com um grande cartunista, o famoso Edmar, do Cartão Amarelo, logo passei a reproduzir freneticamente seus desenhos, como estudo, na busca de meu próprio traço. Na procura de mais referências, eis que na Livraria Independência, Mossoró/RN, tropecei em um livro de “Como fazer Caricaturas”, era do Mendez. Uma caricatura do cantor Milton Nascimento, determinou que eu deveria ser caricaturista. Hoje, aquela imagem me diz para continuar tentando sê-lo.

Além, de ter uma tarde agradável, de bom papo, ideias e projetos com o, agora, meu amigo Bonfim, ainda ganhamos duas caricaturas feitas na hora, uma minha e outra de Maria. 

Ora, imagine participar de uma exposição em homenagem ao Mendez é ou não é uma (boa) colisão com o passado? Obrigado, Bonfim. 

O grande cartunista Bonfim, desenhando Brito e Socorro.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *