Karina: arte pura

Em geral, quando se encontra algo fora da curva, distante do cotidiano, para exaltar afirmamos que tal seguimento tem “salvação”, portanto digo: nossa arte, o desenho tem salvação. 

Neste campo árido de ideias e senso comum de paz e harmonia coletiva escassos onde todos buscam impor suas verdades, transformando as redes sociais em um campo infértil, eis que surge uma Flor do Deserto, bela única, robusta, forte, porém, delicada, suave, cheia de luz, como a arte deve ser. Falo da pequena paraense, Karina de Souza Pereira, filha do casal Eliete de Souza Pereira/Luiz Henrique Moura Pereira, que na página de sua mãe no Facebook – Eliete Pereira – vem encantando a todos com seus desenhos de traços firmes e precisos os quais com suas cores fortes nos conduzem à contemplação. Karina passeia com sua identidade por cartuns, charges, caricaturas, tirinhas e ilustrações. Karina é pura arte. 

Karina, a pequena notável, ainda é uma criança de 10 anos, cursando a 6ª série do Ensino Fundamental do Centro Educacional Kyoco Oti (Escola japonesa), em Belém/PA, onde reside. Segundo sua mãe Eliete, logo aos 4 anos de idade começou seus primeiros rabiscos sem que alguém lhe impusesse e quando aprendeu a ler, sua mãe passou a abastecê-la com os gibis: Mônica, Turma da Mônica, Pateta, Mikey Mouse, dentre outros. Conseguindo atenção de todos ao seu redor: colegas do transporte escolar, colegas de classe, professora, diretora faziam fila para ter seus desenhos.

“Em 2018, em sala de aula, os próprios colegas organizavam um curso que ela ministrava para eles. Ela tinha até uma secretária que era sua coleguinha e cada aluno dela tinha aulas grátis”, explicitou, Eliete, mãe de Karina.

Mas, na casa do casal Eliete/Luiz Henrique, há outro talento dos traços. Elite diz, que como mãe sempre incentivou seus dois filhos ao desenho. Bruno, irmão de Karina, também desenha muito bem, mas não gosta de publicar, talvez por timidez: “Coloquei-os em curso de desenho do professor João Bento (Belém-PA), de 2018 até 2019. Após isso ela mesma iniciou por sua conta o desenho Digital que hoje também é uma paixão. No início da pandemia, Karina quis desistir da arte, então eu comecei a desenhar caricatura (horrível por sinal) para atraí-la quando pedia ajuda, ela ria, ficava comovida e finalmente começava a desenhar, ufa!”, expressou Eliete.

Nota-se que a mãe de Karina, é uma grande incentivadora, também sua maior fã. Diz que a arte é fundamental na vida e que todos ficam hipnotizados com tanta beleza de suas obras da pequena artista. Também afirma que compra todo material de pintura e desenho que ela necessita para fazer sua arte. 

Evidentemente, Karina ainda é uma criança e muita coisa pode e vai mudar, sem dúvida alguma. Entretanto seu empenho e desenvoltura pelo desenho com puro talento nato, artes, natureza – onde seu estado é exuberante – animais e um desejo enorme de um mundo melhor, certamente, ainda há esperanças para nós todos. É bonito e honroso de se ver um talento brotar com toda sua inocência verdadeiramente inata: “Eu fico com a pureza da resposta das crianças, é a vida! É bonita e é bonita!…

Viva Karina, vivas à sua arte.

Veja abaixo a arte de Karina:

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *