20 anos da Papangu

Confesso que busquei um tema que tivesse aderência aos 20 anos da revista Papangu, que não fosse somente o surrado “Parabéns…”, mas algo que não me expusesse como um tolo, mais do que já sou. Certamente, falar da beleza semelhante de nosso editor Túlio Ratto com a de Alain Delon, correria o risco de ser “despapanguzado”, o que de fato, não busco, muito me honra fazer parte do time dos “papangus na rede”, citar a inegável inteligência de sua musa e âncora, a jornalista Ana Cadengue, seria chover no molhado, logo minha árida e infértil mente não conseguiu germinar nenhuma boa ideia, nenhum bom tema.

Dizer da árdua luta de criar, manter e consolidar uma revista com esse olhar de fomentar a arte e cultural por 20 anos nestas planícies ressequidas, sem os devidos e necessários apoios financeiros, é sem sombra de dúvidas, uma tarefa hercúlea. Bom, todos têm ciência de quantas outras tantas tentativas de fazer florescer veículos de comunicação neste sentindo foram natimortas, pereceram na alvorada. Tatuar que o casal Túlio/Ana, é herói, mito, palavras tão desgastadas e dedicadas a embusteiros, não seria correto e de bom tom. Porém, são pessoas na melhor versão, que verdadeiramente acreditam no que faz, acreditam na arte, cultura do nosso estado, se não assim o fizesse, já teriam dado um tchau, bye bye, so long, farewell…

Poderia até dizer que o escrito acima foi enchimento de linguiça para dar tempo a “tico e teco” escacaviarem a minha improdutiva e seca mente na frenética busca de um robusto tema homenageando a aniversariante, que pudesse me fazer ficar “bem na fita, nos 20 anos da Papangu. Mesmo sucumbindo a inata habilidade e gigantesca burrice, não farei pelo simples fato de ser minhas verdades.

Entretanto, ainda afobado e acuado pela ausência total do “tal” tema a salvar-me desse vexame, lembrei de um trecho da música do Djavan “Esquinas”, que versa “sabe lá, o que é não ter e ter que ter pra dar”, de certo, é uma esquina, uma sinuca de bico ou você desiste da perseguição ou cai na ardilosa escrotice da facilidade da bajulação pura e simples, como isto não me apetece, reconheço a derrota e como a gente só dá o que tem, busco guarida em um dos sentimentos balizares e mais nobres do cristianismo que é o de gratidão. Logo, agradeço a Túlio, Ana e a todos que fizeram e fazem a Papangu por me aturarem. Obrigado.

Viva os 20 anos da Papangu.

Joe

Já em solo sagrado potiguar Joe Bonfim, cartunista norte-rio-grandense que há mais de três décadas mora na terra de Napoleão Bonaparte, todavia, ano após ano vem banhar-se nas águas mornas da Praia de Ponta Negra. Bem-vindo, amigo.

91 anos

Neste, 21/02, minha primeira sogra — mãe de Isi, in memoriam — completou 91 anos, lúcida e cheia de vida. Dona Lurdes, sempre foi uma pessoa extremamente generosa, calma, leve. Mesmo em momentos difíceis se postava serena. Saiba, acho que já sabe – a senhora mora no meu lado esquerdo do peito. Vivas à Dona Lurdes.

Vivas à Larissa!!!

Minha bela e inteligente filha Larissa Brito foi aprovada na Qualificação de Mestrado em Bioinformática. Estou certo que seu caminho será de muitas e sólidas vitórias. Vivas à Larissa!!!

Caricatura

Desenho de Benjamin Netanyahu para segunda exposição de caricaturas charges e cartuns na Aliança Francesa, em Natal/RN, nesse ano de 2024, ainda sem data.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *