O PONTO DE VISTA DE BRITO E SILVA
BRITO E SILVA CARICATURAS DE POTIGUARES EM EXPOSIÇÃO
Por Sérgio Vilar
O cartunista e desenhista Brito e Silva inaugurou nesta quarta-feira, 7, em Natal/RN, a primeira exposição “totalmente virtual”, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa e ficará aberta à visitação pública até 16 de dezembro, das 8h às 15h. A exposição se ancorou na sugestão de webleitores do site em que Brito publica diariamente seus trabalhos: cartuns, tirinhas, charges estáticas, charges animadas e caricaturas de políticos e figuras da geografia humana do Rio Grande do Norte.
Brito encontrou uma maneira prática e moderna de exposição. Ele desenha no papel, escaneia o desenho, joga no ambiente virtual e trabalha o desenho a partir de programas específicos onde inclui cor, volume e outros adereços à caricatura. E o comprador recebe a arte em CD para fazer o que quiser com o desenho: colocar em camisa, boné, tela de computador ou mesmo o tradicional quadro. As caricaturas de Brito estarão expostas em TVs de LCD. E quem desejar, pode levar sua fotografia para Brito fazer a caricatura e negociar seu preço. “A insistência e o incentivo dos leitores nos fez pensar em uma exposição que fugisse do tradicional e aportasse diretamente no ambiente virtual. Apesar do trabalho começar com desenhos em grafite sobre papel, coberto com caneta nanquim 0,5 o processo tradicional se exaure, e a partir de então todas as ferramentas utilizadas serão totalmente digitais, até a finalização da caricatura: por isso uma exposição virtual”, comenta.
Brito começou a trabalhar como cartunista em 1979 no departamento de arte e diagramação do Jornal Gazeta do Oeste e Astecam. Nos início dos anos 80 migrou para Natal, onde atuou na RN Econômico, Cooperativa dos Jornalistas de Natal, jornal Dois Pontos, jornal Salário Mínimo, entre outros. Publicou no Pasquim, Tribuna da Imprensa e Tribuna Operária. Também nos anos 1980, juntamente com o cartunista Laércio Eugênio Cavalcanti e Jackson Cassiano, fundou a TABEFE, revista de charges e cartuns. No final da década de 80 foi para Rio Branco-AC, dirigir o departamento de arte ecenografia da Tv e Jornal Rio Branco (AC). De volta a Mossoró, em 1992, trabalhou nos jornais O Mossoroense e Gazeta do Oeste. Em 95, fundou a Bn Propaganda e posteriormente Brito Propaganda. Atualmente, colabora com as revistas Papangu e TV União, além de diversos sites e blogs. CHARGE É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. As charges foram criadas no princípio do século XIX (dezenove), por pessoas opostas a governos ou críticos políticos que queriam se expressar de forma jamais apresentada, inusitada. Foram reprimidos por governos (principalmente impérios), porém ganharam grande popularidade com a população, fato que acarretou sua existência até os tempos de hoje.
Publicado no Potiguarte, em 06 de dezembro de 2011