George Harrison
George Harrison, MBE (Liverpool, 25 de fevereiro de 1943 – Los Angeles, 29 de novembro de 2001) foi um guitarrista, cantor, compositor e produtor musical e cinematográfico inglês que obteve fama internacional como guitarrista dos Beatles. Geralmente chamado de “o Beatle quieto”, Harrison aderiu ao hinduísmo e ajudou a ampliar os horizontes dos outros Beatles assim como seu público ocidental ao incorporar instrumentos indianos na música do grupo. Embora a maioria das canções da banda fossem escritas por John Lennon e Paul McCartney, a maioria dos álbuns dos Beatles, a partir de 1965, continham, pelo menos, duas composições de Harrison. Suas músicas para o grupo incluem “Taxman”, “Within You Without You”, “While My Guitar Gently Weeps”, “Here Comes the Sun” e “Something”. Esta última se tornou a segunda música mais regravada dos Beatles.
As primeiras influências musicais de Harrison foram George Formby e Django Reinhardt. Carl Perkins, Chet Atkins e Chuck Berry foram influências posteriores. Em 1965, ele começou a levar os Beatles na direção do folk rock através de seu interesse pelos Byrds e por Bob Dylan, e na direção da música clássica indiana pelo seu uso do sitar em “Norwegian Wood (This Bird Has Flown)”. Tendo iniciado a adesão da banda à meditação transcendental em 1967, ele desenvolveu, posteriormente, uma associação com o movimento Hare Krishna. Depois do fim do grupo em 1970, Harrison lançou o álbum triplo All Things Must Pass, que foi aclamado pela crítica, produziu seu single mais bem sucedido, “My Sweet Lord”, e introduziu seu som característico como artista solo, a slide guitar. Ele também organizou, em 1971, com o música indiano Ravi Shankar, o Concerto para Bangladesh, precursor de shows beneficentes posteriores como o Live Aid. Como produtor musical, Harrison produziu grupos contratados pelo selo Apple dos Beatles antes de fundar a Dark Horse Records em 1974 e, e como produtor cinematográfico, co-fundou a HandMade Films em 1978.
Como artista solo, Harrison lançou vários singles e álbuns que se tornaram best-sellers e, em 1988, co-fundou o supergrupo The Traveling Wilburys. Músico prolífico, participou como guitarista convidado em faixas de Badfinger, Ronnie Wood e Billy Preston e colaborou em canções e música com Dylan, Eric Clapton, Ringo Starr e Tom Petty, entre outros. A revista Rolling Stone o colocou na 11.ª posição na lista dos “100 Maiores Guitaristas de Todos os Tempos”. Ele também foi incluído duas vezes no Rock and Roll Hall of Fame: como membro dos Beatles em 1988 e, postumamente, por sua carreira solo em 2004.
O primeiro casamento de Harrison, com a modelo Pattie Boyd em 1966, terminou em divórcio em 1977. No ano seguinte, ele se casou com Olivia Harrison (nascida Arias), com quem teve um filho, Dhani. Harrison morreu em 2001, aos 58 anos, de câncer de pulmão. Ele foi cremado e suas cinzas foram jogadas nos rios Ganges e Yamuna na Índia, numa cerimônia privada de acordo com a tradição hindu. Ele deixou um patrimônio de quase 100 milhões de libras.
Nascido em Liverpool em 25 de fevereiro de 1943, Harrison era o caçula entre os quatro filhos de Harold Hargreaves Harrison se sua esposa Louise (nascida French). Ele tinha uma irmã, Louise, e dois irmãos, Harry e Peter. Sua mãe trabalhava como assistente de loja para uma família católica de raízes irleesas, e seu pai era um motorista de ônibus que havia trabalhado como despenseiro na companhia marítima White Star Line. Sua futura esposa, a modelo Pattie Boyd, descreveu os pais de Harrison como “bem baixos e bem Liverpooldianos”.
De acordo com Boyd, a mãe de Harrison era especialmente encorajadora: “Tudo que ela queria para seus filhos era que eles deveriam ser felizes, e ela reconheceu que nada fazia George mais feliz do que fazer música”. Ávida fã de música, ela era conhecida entre amigos por sua barulhenta voz, que, às vezes, ao cantar, espantava visitantes ao chacoalhar as janelas da casa dos Harrisons. Enquanto esteve grávida de George, ela teve por hábito ouvir a transmissão semanal do programa Radio India. Joshua Greene, biógrafo de Harrison, escreveu, “Todo domingo, ela sintonizava em sons místicos evocados por sitares e tablas, na esperança de que a música exótica trouxesse paz e calma ao bebê no útero”.
Harrison nasceu e viveu os primeiros seis anos de sua vida em Arnold Grove, n.º 12, no distrito de Wavertree, em Liverpool, uma casa geminada num cul-de-sac. A casa tinha um banheiro externo e seu aquecimento vinha, unicamente, de uma única lareira de carvão. Em 1949, foi oferecida uma council house à família e se mudou para Upton Green, n.º 25, em Speke. Em 1948, aos cinco anos, Harrison foi matriculado na Dovedale Primary School. Ele passou no exame eleven-plus e cursou o Liverpool Institute High School for Boys de 1954 a 1959. Embora o instituto oferecesse um curso de música, Harrison ficou desapontado com a ausência de guitarras e sentiu que a escola “moldava [os estudantes] para ficarem amedontrados”.
As primeiras influências musicais de Harrison foram George Formby, Cab Calloway, Django Reinhardt e Hoagy Carmichael. Nos anos 1950, Carl Perkins e Lonnie Donegan foram influências significativas. No início de 1956, ele teve uma epifania: enquanto andava em sua bicicleta, ele ouviu a música “Heartbreak Hotel” de Elvis Presley tocando numa casa próxima, e a canção despertou seu interesse no rock and roll. Frequentemente, ele sentava no fundo da sala de aula, desenhando guitarras em seus livros da escola, e, mais tarde, comentou: “Eu estava viciado em guitarras.”Harrison citou Slim Whitman como outra influência inicial: “A primeira pessoa que vi tocando guitarra foi Slim Whitman, numa foto dele em uma revista ou ao vivo na televisão. Guitarra estavam, definitivamente, ficando na moda”.
Embora apreensivo sobre o interesse de seu filho em seguir uma carreira musical, no final de 1956, o pai de Harrison comprou-lhe um violão Dutch Egmond flat top. Um amigo de seu pai ensinou a Harrison como tocar as músicas “Whispering”, “Sweet Sue” e “Dinah” e, inpirado pela música de Donegan, Harrison formou uma banda de skiffle chamada The Rebels com seu irmão Peter e um amigo, Arthur Kelly. No ônibus a caminho da escola, Harrison conheceu Paul McCartney, que também cursava o Liverpool Institue, e os dois se tornaram amigos através do amor de ambos pela música.