Fragrância de xibiu
Assistido o Grande Empresas & Grande Negócios, do qual sou telespectador assíduo (embora, nunca tenha colocando em prática nada do seu conteúdo, talvez, goste mesmo da trilha sonora) uma matéria falava do avanço tecnológica na área dos cosméticos, onde uma empresa brasileira estaria usando a nanotecnologia em produtos para pele. Na demais em um país que é campeão em Cirurgia Plástica e Estética. O Brasil ultrapassou os Estados Unidos neste procedimento.
Isto posto, diz que somos muitos vaidosos, é crime? Não! É pecado? Há controversa! Creio que tudo em boa medida, certamente, faz bem e, portanto, pode ser salutar para o corpo e a mente uma recauchutada naquele nariz de batata. Agora, se o mesmo lhe é cumpridor de sua finalidade mecânica, estética e mental, também está tudo certo.
Dizem que o egípcio Santo Antão gastou 80 anos a fio sendo azucrinado pelo Diabo e não cedeu. Antão comemorava 105 primaveras, o Inimigo Fedorento, já com suas esperanças chamuscadas jogou a toalha, pediu “penico” – como se diz lá no sertão de Angicos/RN -, disse que isto nunca antes na história do mundo, alguém havia resistido a seus encantos, deu as costas em direção à saída, neste momento prostrado de joelhos em reza, Antão diz: “Senhor, muito obrigado, porque enfim, consegui ser santo”. O diabo sorriu, fez meia volta nos calcanhares tendo a certeza de sua vitória, pois, o santo rendeu-se à vaidade.
A vaidade é inerente ao ser humano, isto é tão certo quanto a necessidade de respirar. Cada um pode e deve lidar com a sua da melhor maneira possível, essa seria a tese nos melhores dos mundos, mas, não é bem assim que banda toca.
Muitos extrapolam – ou não, como diz o nascido em Santo Amaro -. A atriz hollyoodiana Gwyneth Paltrow anunciou que a Goop, está comercializando velas aromáticas que tem o “cheiro da sua vagina”. Não se animem, o site diz que o estoque esgotou. A vela aromatizada com o cheiro do xibiu da atriz está sendo comercializada por US$ 75, aproximadamente R$ 300,00. Se você ganha o salário mínimo, contente-se: não vai sentir nem o cheiro.
A vaidade altera regras, costumes e prazeres. Em nome de uma forma ideal estética imposta pelo “mercado”, se faz de tudo: estica-se a pele, em muitos casos deformam, transformando pessoas em figuras estranhas, como no caso de Michael Jackson, implantam-se silicone nos glúteos e seios para aumentar ou reduzir o volume, implantes de pênis, cirurgias estéticas vaginais entre outras, todas navegando no sétimo pecado capital.
Há mulheres expondo suas madeixas brancas afirmando não ser vaidade (talvez estética). Conheço pessoas que não pronunciam a idade nem por uma cocada preta, porém, na cara, mesmo o pós-reboco, se ver as pregas, sulcos, as gretas impostas pelo tempo. Não negaria minha vaidade, entretanto, também não me ponho diante do espelho acreditando na semelhança física notória com Brad Pitt e Allan Delon e menos ainda me furto a dizer minha idade e provar com certidão de nascimento, até porque respeito muito minhas sexagenárias pregas e as que o tempo decide carimbar em minha nordestina pele.
Brito – Cartunista