Ao meus netos

Natal/RN, 27 de outubro de 2022

Neste 30 de outubro de 2022, acordaremos cedo, iremos tomar nosso café matinal e seguiremos conscientes de nosso voto, o meu e de Maria, a avó de vocês, irá escudar o Brasil no rumo norte ao encontro da democracia plena. O partido que votamos e, tem seu maior líder como candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva – um Silva como eu – nos orientou, aliás sugeriu que nós – seus eleitores – vestíssemos branco para votar. Sabe ele e, todos nós, que é perigoso usar as cores do nosso partido, sim isso mesmo, juro por Deus e nossa senhoras das eleições.

Os bolsonaristas andam armados, atiram em carros com bandeiras ou adesivos do Lula. Em Foz do Iguaçu/PR um apoiador do atual Governo invadiu uma festa e matou o aniversariante, porque ele era petista; no Ceará, um homem entrou num bar perguntou quem era petista, uma pessoa respondeu positivamente, foi assassinado a facadas; no centro-oeste outro bolsonarista matou um petista a facadas e pretendia cortar a cabeça com machado, é verdade meus netos, não é delírio de um velho demente.

Alguém já disse que este 30 outubro de 2022 é dia de festa da democracia, é uma festa cívica, e é verdade. Já houve um tempo em que os ganhadores das eleições iam às ruas com seus seguidores fazer festa, era bonito de se ver. A primeira eleição de Lula foi comovente, o país inteiro de vermelho, alegria, a esperança e a paz reinavam. O pobre trabalhador vislumbrava comer carne, comprar carro, casa, ver os filhos na faculdade e tudo isto aconteceu, “mas veio o tempo negro e a força fez o mal que força sempre faz” destruiu tudo.

E, pasmem meus netos, muitos que se denominavam cristãos passaram a usar frases, simbologias e ações nazifascistas, o chefe deles, um sujeitinho desprezível, machista, homofóbico, racista, sexista, xenófobo e um admirador confesso do ditador pedófilo Augusto Pinochet – ex-ditador chileno. Algumas dessas aberrações postavam nas redes sociais com uma bíblia na mão e uma arma na outra. Em nome de Deus, da pátria e da família – lema usado por eles – uma pastora deputada federal em conluio com três, de seus 50 filhos adotivos, matou seu marido, também pastor e fervoroso cristão apoiador do capitão bufão – desculpe, não pronuncio o nome dele não, me disse uma cigana que dava azar.

A eleição de Lula é um sopro, é um oxigênio à democracia que vem sendo ferida, fustigada, agredida dia e noite pelo capitão e seus apoiadores. Uma grande parcela de gente burra, preguiçosa e ignorante com orgulho, não lê nada ou quando o faz não entende, além de uma outra parte que detém o poder e o conhecimento, essa é ruim por convicção, poluem as redes sociais com ataques a gays, pretos, pobres, nordestinos, mulheres…

Essa eleição não é esquerda contra direita, não. Não é. São democratas contras a extrema-direita que representa o que há de pior no ser humano. Portanto, meus netos, espero que o bem vença o mal, sabemos todos, que “não é fácil vencer Satã só com orações”, mas desta vez temos a arma mais sagrada, mortal aos antidemocratas: o voto.

Em verdade, gostaria mesmo de ir votar com uma camisa verde e amarela com uma foto estampada de Lula, do colarinho a bainha. Ainda não sei a cor que vou exibir no meu apolíneo corpanzil. Agora, é certo que vou tentar garantir que vocês um dia votem vestindo as cores que lhes couberem.

Que Deus os abençoem, e também a meu voto e o Brasil.

Seu vovô Brito.

Esclerose

Todas às vezes que cito o amigo cartunista potiguar Joe Bonfim, digo que mora em Paris – desculpe amigo, é minha carência de Paris – e todas às vezes levo uns “esbregues”. Joe não mora em Paris, mas, na França. Pronto! Um abraço, Joe!

Frase

“Matar e quebrar urnas” – Jackson Villar da Silva, evangélico que se intitula comerciante, radialista, conservador, presidente do “Acelera Para Cristo” –

Besteira besta

6 caricaturas minhas com os principais atores da Semana de Arte Moderna de 1922 ilustraram 4 documentários produzidos pela Tv Cultura/SP, da Fundação Padre Anchieta, os quais já os tenho nos meus arquivos, entretanto, Eineida produtora Executiva, me alertou que poderia divulgar no meu site e nas redes sociais apenas três a família da Anita Malfatti só liberou a exibição na TV, não poderá ser exibido na internet”, besteira besta, mas, respeito!

Caricatura 

Confiante na vitória da democracia, fiz essa charge para o jornal de humor GRIFO, do amigo Paulo de Tarso Riccordi.

Adiada

A exposição “DARCY É 100”, com caricaturas de desenhistas do Brasil, com curadoria do jornalista e cartunista JAL, foi adiada. Entretanto, a Fundação Memorial da América Latina já nos solicitou a autorização para publicação de nossa caricatura na edição do livro/catálogo “DARCY É 100”.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *