A Vida é Bela
Natal(RN), 27 de fevereiro de 2019.
Domingo, último assisti o filme A Vida é Bela, do ator e diretor italiano, Roberto Benigni, que também faz o papel principal, com o ator Giorgio Cantarini, que encarna seu Giosué, no drama que envolve o garçom judeu e sua saga, que o obrigando a jorrar uma torrencial criatividade para proteger seu filho de perceber que estão numa prisão nazista, levando Giosué a acreditar que estavam apenas participando de uma grande brincadeira , assim minimizar os efeitos medonhos de uma das mais vergonhosas páginas da história da humanidade.
O filme retrata, com uma fidelidade imensurável, a capacidade e o amor que um pai ou mãe pode dedicar, e o faz, aos seus filhos, em que qualquer coisa pode se tornar possível de ser feita, se é para protege-los. Para que o sofrimento, tristeza e as dores sejam ausências permanentes em suas vidas, fazem promessas para todos os santos, rezam horas e oram rezas.
Por falar em amor de pai, me vem a mente uma parte de Pegadas na Areia:
…Não compreendo, por que nas horas que eu mais necessitava de Ti, Tu me deixaste?”
JESUS respondeu:
Quando vistes nas areias apenas um par de pegadas… foi exatamente aí que Eu nos braços… te carreguei!
Assim me senti: deixando minhas pegadas no barro vermelho de Rio Branco (AC) e na minha alma, pois naquele momento, carregava os meus sonhos e de vocês. Sei que foi assim que se sentiu também.
Sei o que sentiu, do drama vivido nestes meses separados de seus filhos, em sua busca de proteger e criar uma vida bela e um futuro melhor para eles. Pois, fiz o mesmo caminho, minha própria busca quando da ida para o Acre, nos anos 80 e, por motivos vários tive que deixá-los em solo mossoroenses. Também sei o que eles, meus netos, sofreram por sua partida atrás de uma vida melhor. Vi nos olhos de Enzo – Quando uma ida de vê-los em Mossoró, na sua inocência Enzo me disse: “Vovô Brito, você agora é meu pai, até ele voltar” – e Aléssia a mesma tristeza que tinha em seus olhos e de sua irmã Pollyanne. A história se repetiu.
Entretanto, você foi mais feliz. Conseguiu leva-los e pô-los em seu dia a dia, em sua rotina e hoje, pode ter sua família reunida em solo chileno. Eu continuo rezando, orando, fazendo promessa a totens e Jesus para que consiga não a tão sonhada “vida bela”, mas uma bela vida ao lado de minha nora e netos.
Beijo.
Feliz Aniversário, filho meu.
Te amo muito.